- Descrição
-
FASES DA PRODUÇÃO DA CACHAÇA CHICO MINEIRO
1 º– A CANA DE AÇÚCAR , A COLHEITA E A MOAGEM
A CHICO MINEIRO tem canaviais próprios, renovados periodicamente.Quando a cana atinge o ponto ideal, madura e bem doce, a colheita é feita manualmente, sem queimada. A moagem é feita no mesmo dia, com a cana limpa de impurezas, produzindo um caldo fresco e puro.
2º -A FERMENTAÇÃO
O caldo da cana , ou garapa, segue para as dornas de fermentação, todas em aço inoxidável, onde é formado o mosto,obedecendo sempre ao tradicional método artesanal de Minas, a base de fubá de milho especialmente elaborado para este fim, sem uso de produtos químicos ou aditivos.Dai, resulta uma excelente levedura, com aroma agradável e cor característica.
3º A DESTILAÇÃO
Uma vez atingido o ponto certo, o mosto desce para os alambiques de cobre, aquecidos por vapor controlado, com todo cuidado e capricho,sem pressa, vai sendo destilado e acompanhado de perto pelo alambiqueiro . O vapor do mosto é resfriado lentamente, e dali sai a tradicional cachaçaartesanal, que é classificada e separada em cabeça, coração e cauda.A CHICO MINEIRO é originaria de um único conjunto de alambiques,
4º - ENVELHECIMENTO E EMBALAGEM
A fração da cachaça destilada, classificada como coração , segue para dornas de aço inox, onde é feito controle de acidez, graduação, teor de cobre etc.Em seguida a cachaça inspecionada vai para os barris de carvalho onde fica pelo período necessário de armazenamento em toneis de carvalho.Depois, é duplamente filtrada,na própria fazenda, onde é engarrafada, selada e embalada.